segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Cazuza, por ele mesmo. (1)


"Li uma vez que você vive não sei quantas mil horas e pode resumir tudo de bom em apenas cinco minutos. O resto é apenas o dia-a-dia. Um olhar, uma lágrima que cai, um abraço... Isso é muito pouco na vida. Então, isso vale mais que tudo para mim. Prefiro não acreditar no Day After, no fim do mundo, no apocalipse. "

"O tédio é o sentimento mais moderno que existe."

"Como fazia mapas, fazia poesia às escondidas de meus pais, porque era um romântico, um cara cheio de dores-de-cotovelo."

"Sempre fui um cara certinho, sem as rebeldias dos jovens atuais. Claro que algumas vezes dava minhas fugidinhas de casa, mas sempre voltava como um bom menino."

"E também no rock’n’roll não pode haver dor. E estava pintando dor. "

"Procuro as respostas através da vida. Quando ficar velhinho e morrer, ninguém vai mais lembrar deste meu lado. Só a música vai ficar. É só isso que o público vai levar do Cazuza."

"Acho que sou a pessoa mais desorganizada que você pode imaginar."

"Adorava seguir Carlos Drummond de Andrade em seus passeios por Copacabana. Me sentia importante acompanhando os passos daquele Poeta Maior pelas ruas à tarde."

"...foi com o rock que encontrei a minha tribo."

"Soltei pipa e joguei frescobol ao som do rock. Era a liberdade, da mesma forma que o jazz foi pra geração dos 40. "

"Eu não pirei com os Beatles, não dava muita importância, via como uma coisa meio histérica. Mas adorava também." Eu também!

"Ele é o Rei e me elegeu seu Barão. " Ele = pai do Cazuza.

"Aliás, sou cafona e assumo. Gosto de palavras como ingratidão. Sou meio Augusto dos Anjos:'Escarra na boca que te beija.'"

"É o lado meio dark do amor que as pessoas curtem em mim."

"É muito o lance do prazer, eu e a platéia transando pra caralho."

"Mas não tem esse negócio de regra geral quando se fala de amor."

"Mas aqui eles usam a coisa legal mesmo. Usaram, mas não conseguiram. Eu vejo as pessoas se amando muito, está todo mundo ótimo, com camisinha ou sem camisinha. Eles não venceram, não. E isso é luz."

"...as músicas são assim, muito felizes, muito pra cima, cheias de luzes."

"O céu pode ser uma chatice e o inferno uma coisa divertida. Aliás, as imagens que temos do inferno são sempre aquelas onde localizamos o demônio, as pessoas transando, se comendo. O inferno é um baile de carnaval no Monte Líbano." Nisso você se enganou, né...

" Finalmente, eu consegui definir qual é o meu papel nesse mundão. É passar pras pessoas a minha energia." Yeeeah!

"Eu me sinto sempre ganhando presentes...Estou sempre ganhando brinquedos."

"Minha vida é muito assim: sempre morrendo de rir, nunca com tédio. E quer saber de uma coisa? O que salva a gente é a futilidade."

"O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me levou com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraiso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não doi."

"Cantando agente inventa.
Inventa um romance, uma saudade, uma mentira...
Cantando a gente faz história.
Foi gritando que eu aprendi a cantar:sem nenhum pudor, sem pecado. Canto pra espantar os demônios, pra juntar os amigos.
Pra sentir o mundo, pra seduzir a vida."

"Você está vivo. Esse é o seu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho."

"Em 1988 mudei minha maneira de encarar o trabalho. Antigamente, trabalho para mim era diversão. Eu queria me mostrar. Cantava para arranjar broto e para provar para o meu pai que eu era bom. Eu queria era comer todo mundo. E consegui".

"Como é estranha a naturez
morta dos que não tem dor.
Como é estéril a certeza
de quem vive sem amor..."

"Nunca tive medo de me mostrar. Você pode ficar escondido em casa, protegido pelas paredes. Mas você tá vivo, e essa vida é pra se mostrar. Esse é o meu espetáculo. Só quem se mostra se encontra. Por mais que se perca no caminho."

"O nosso amor a gente inventa pra se distrair e quando acaba, a gente pensa que ele nunca existiu."

"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."

"As vezes te odeio por quase um segundo
depois te amo mais
teus pelos teu gosto teu rosto tudo
tudo que não me deixa em paz
Quais são as cores e as coisas pra te prender
eu tive um sonho ruim e acordei chorando
por isso eu te liguei,
será que você ainda pensa em mim
será que você ainda pensa"

"Nada nesse mundo é nunca mais..."

"Para mim, o amor é o contrário da morte. Por isso não tenho medo de morrer. Eu estou amando. Estou amando um homem. Isso para mim é coragem. E é contra a caretice". É legal ler uma coisa assim, e saber como foi depois que ele morreu. (Pra quem se interessar, leia:"Faz parte do meu show")

"Meus heróis morreram de overdose".

"Eu era muito feliz pelo lado de fora, mas comigo mesmo não. Achava que não merecia ser feliz".

"Estou ótimo, segundo todos os exames. Mas posso morrer amanhã".

"O meu amor agora está perigoso. Mas não faz mal, eu morro mas eu morro amando".

"Meus deuses são muitos e eu acredito em todos eles".

"Frei José me disse que sou uma pessoa cheia de luz e energia, por isso sou tão inquieto. E mais: que tenho uma missão a cumprir aqui na Terra, e que estou fazendo isso muito bem, por isso não vou morrer tão cedo. Ainda vou viver muitos anos".

"Nem penso que tenha sido explorado. Pode ser que tenha havido essa intenção, a gente nunca sabe. Mas eu não considerei nenhum desses últimos lançamentos de trabalhos como os últimos. Eu não penso em morte. Acredito em outras vidas e coisas assim. Nem fiz testamento. A única coisa que combinei com o meu advogado é que quero ser cremado quando morrer, e que minhas cinzas sejam espalhadas no Arpoador". Ué, e ele foi enterrado, né?

"Eu perdi um pouco dessa coisa de humildade. Aprendi uma coisa que a análise me ajudou - a aceitar a minha grandeza, a aceitar o fato de ser bom. Porque te dá um medo filho da puta: ser feliz, medo de amar, medo de ser bom. Tudo que faz bem pra gente, a gente tem medo. E eu tô tranquilo, porque ocupei meu lugar e ninguém tasca mais. Foi o que sempre quis, era meu sonho". Realmente.

"Politicamente sou mais J. Lennon que Chico Buarque".

"Os músicos são todos iguais. Tudo doido, uma raça à parte". Haha

"O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso". Verdade, verdade, verdade.

"Eu paguei a conta do analista para nunca mais ter que saber quem sou eu".

"Sempre fui muito aberto, mas não estou nem aí, não devo nada a ninguém: como o que quero, e amo como quero".

"Antes eu era um cara de vida desregrada, nunca tinha ido ao médico e nunca tinha sentido nada. Então eu vi um sinal me avisando que eu tinha que me cuidar, que eu tenho um corpo e preciso dar atenção a ele... Dessa vez Jesus me chamou, mas não fui, disse que era cedo e ele podia esperar".

7 comentários:

  1. Quando ficar velhinho e morrer,

    pena que ele não teve chance de ficar velhinho... ia ser divertido ^^
    minha mãe acha ele lindo ;)

    belos fragmentos!

    ResponderExcluir
  2. confesso que não li tudo por causa da preguicite aguda, mas cazuza é d-us. e não tem ninguém que me convença que ele é O verdadeiro poeta do rock brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Ele é muuuuito boom mesmo, muito!

    ResponderExcluir
  4. adoro essa: "O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me levou com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraiso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não doi."

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Duh, esse é lindo! Ele é lindo! Demais! :)

    ResponderExcluir
  6. Eu salvo altas frases no word pra lembrar. aueiouaioeuaoe. éé, minha preferida também é prefiro toddy ao tédio. Passa no filme 'o tempo não pára' Daniel com uma camisa escrito isso. Essa frase é como se fosse lema de uma 'geração coca-cola.' o.o

    ResponderExcluir
  7. Amo esse aqui
    O amor é o ridículo da vida. A gente procura nele uma pureza impossível, uma pureza que está sempre se pondo. A vida veio e me levou com ela. Sorte é se abandonar e aceitar essa vaga ideia de paraiso que nos persegue, bonita e breve, como borboletas que só vivem 24 horas. Morrer não doi."

    ResponderExcluir

Deixe seu recado após o sinal: bep.